Redes Sociais: profissionais especializados fazem toda a diferença

Entrevista concedida para a Redimob

Sempre estamos pesquisando novos canais de comunicação que possam manter o mercado imobiliário informado.

A atuação do profissional especializado pode ser o grande diferencial dos perfis corporativos das empresas na internet. Pesquisar novas mídias, produzir conteúdos relevantes que sejam relacionados aos assuntos cotidianos, faz com que o perfil da empresa seja o destaque entre tantas outras nos canais sociais.

Em junho, o Usuário Destaque do Mês não foi um perfil pessoal. A Base Software é a primeira empresa a ser destaque mensal. Para falar um pouco sobre o trabalho realizado para promover a marca nas mídias sociais, conversamos com a coordenadora de Projetos e Marketing, Gabriela Mizarela. Há cinco anos atuando na área, Gabriela, é a responsável pela atualização do perfil e blog da Base no Redimob e também participa com a produção de conteúdos, juntamente com outros profissionais da empresa.

Interagir com o público através de blogs e outros canais é o mecanismo que muitas empresas vêm utilizando para se relacionar com o público. Qual o segredo para obter um diferencial?

Atualmente vemos muitas empresas criarem blogs e perfis em redes sociais somente para ficarem publicando conteúdos replicados de outros sites. Isso não gera nenhum estímulo para o leitor continuar conectado a ela.

O segredo é criar conteúdos próprios e que estejam em alta no momento. Além disso, é importante para a empresa divulgar informações e novidades sobre seus serviços, que são importantes tanto para seus clientes atuais como futuros clientes. Se tornar referência como gerador de conteúdo em sua área de atuação é o objetivo principal.

Você é uma das profissionais responsáveis pela atualização do perfil da Base Software nos canais sociais, entre eles o Redimob. Como é realizado o planejamento de comunicação para participação da empresa em novas mídias?

Nós sempre estamos pesquisando novos canais de comunicação e redes sociais que possam manter o mercado imobiliário informado bem como que seja estratégico para a empresa estar presente neles. Após detectarmos uma nova mídia, é levado para a diretoria de marketing as principais vantagens em estar presente nela e como será a estratégia de atualização de conteúdo.

Como o profissional especializado neste segmento pode melhor se organizar para atuar em diversos canais sociais da empresa?

Primeiramente ele deve determinar que tipo de conteúdo será incluído em cada canal. Por exemplo, o conteúdo que você inclui no Facebook pode ser diferenciado do Twitter, bem como a abordagem com o público, pois o Facebook permite muito mais interação entre o leitor e a publicação.

Depois disso, determine a frequência de atualização desse canal. Se for necessário, contrate uma empresa ou profissional para fazer a criação e inclusão desse conteúdo. A frequência vai depender da empresa e do foco dela, acho que o ideal é uma atualização por semana. Não seja exagerado, publicações demais acabam gerando perdas de seguidores.

O relacionamento com o cliente é uma consequência de estar presente nessas mídias. Nunca o deixe sem resposta, acompanhe comentários e mensagens e esteja sempre disponível para respondê-las.

Conteúdos relevantes são fundamentais para que o perfil da empresa obtenha destaque no meio digital. Qual é o critério de escolha que você utiliza para a produção de conteúdos?

Procuramos incluir conteúdos que estejam em alta no momento, tanto do ponto de vista tecnológico como também para o mercado imobiliário. Além disso, sempre divulgamos novidades e funcionalidades de sistemas que a empresa desenvolve, isso tudo visando manter nossos clientes e leitores atualizados.

gabimiza

Gabriela Mizarela, 33 anos, coordenadora de projetos e marketing. Atualmente, além do trabalho de gestão de projetos através das metodologias do PMI e Scrum, também controlo a parte de marketing digital da empresa (Analytics, Adwords, Redes Sociais, etc).

Um comentário em “Redes Sociais: profissionais especializados fazem toda a diferença

  1. É verdade que vejo muitos blogs de empresas, principalmente imobiliárias que não tem seu próprio conteúdo, apenas pegam o link de algum outro blog de renome e comentam sobre ele, isso não é interessante, não atrai o publico, o que atrai são coisas novas e originais, que façam sua própria matéria ou se inspire mas não faça um comentario banal sobre uma materia achando que isso serve com um post descente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *