Conhecendo um pouco mais sobre Kanban

Kanban é uma palavra de origem japonesa, cujo significado é “cartão visual”. Sua popularidade vem do Sistema Toyota de Produção, cujo mecanismo básico de operação consiste justamente nos cartões visuais. O principal objetivo é minimizar o tempo necessário para uma idéia se transformar em um ativo de software em produção (Fonte: Adaptworks).

Antes de montar meu primeiro quadro Kanban, pesquisei na Internet imagens de quadros para que eu encontrasse algum que fosse o mais adequado para a empresa. Encontrei vários e salvei todos no meu computador.

Após as primeiras sprints a própria equipe percebeu que seria interessante modificar o quadro, além disso, cada equipe tem uma dinâmica e uma necessidade diferente, com isso, temos quadros adaptados para cada necessidade.

Acho extremamente importante as reuniões de planejamento das sprints (onde a equipe “monta” o kanban), e elas são muito mais produtivas pois a equipe se “obriga” a conversar e detalhar um item e muitas vezes esse compartilhamento permite que um mostre para o outro algo que não tinha sido visto. Outro item importante é o planning poker que ajuda muito nesse planejamento. Abaixo separei algumas imagens de quadros que encontrei na Internet e que acho interessantes.

gabimiza

Gabriela Mizarela, 33 anos, coordenadora de projetos e marketing. Atualmente, além do trabalho de gestão de projetos através das metodologias do PMI e Scrum, também controlo a parte de marketing digital da empresa (Analytics, Adwords, Redes Sociais, etc).

Um comentário em “Conhecendo um pouco mais sobre Kanban

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *