Skip to main content

O equilíbrio das habilidades do product manager – skills de produto e skills gerais

Lendo um pouco mais sobre características ideais para um product manager, me deparei com o artigo do Roman Pichler, disponível no Medium. Destaco a questão de que devem ser profissionais T-shapped, com habilidades no produto e habilidades gerais, de liderança, estratégias e técnicas. 

As habilidades específicas do produto, podem ser de único produto ou portfólio. Isso demanda um conhecimento profundo das necessidades dos usuários, competidores, modelo de negócio e tendências do mercado, além do conhecimento das features, jornadas, objetivos, proposta de valor etc, do próprio produto. As skills específicas do produto são cruciais mas, por mais importantes que sejam, não são suficientes.

As habilidades gerais (estratégicas e técnicas), te ajudam a resolver desafios na gestão de produtos bem como te permite mais flexibilidade para atuar em diversas áreas de negócios. Alguns exemplos: análise de dados e feedbacks fornecidos; construção de KPIs ou OKRs; segmentação de mercado, proposição de valor do produto, validação de estratégia, priorização de backlog, etc. 

Fonte: https://medium.com/agileinsider/the-t-shaped-product-manager-c3e4587e5b84

gabimiza

Gabriela Mizarela, Product Manager, Agilista, apaixonada por música e cães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *